No Crossdocking, o lojista envia a nota fiscal ao destinatário final, após aguardar o produto chegar em seu endereço e realizar o faturamento. O processo envolve:
- O lojista consulta a disponibilidade de estoque do fornecedor.
- O lojista faz a venda para o cliente final.
- O lojista compra o produto do fornecedor.
- O lojista aguarda o produto chegar em seu endereço.
- O lojista fatura e envia o produto para o cliente final, incluindo a nota fiscal.
No Dropshipping, o processo é um pouco diferente:
- O lojista consulta a disponibilidade de estoque do fornecedor.
- O lojista faz a venda para o cliente final.
- O lojista emite a nota fiscal de simples faturamento para o cliente final, com a mensagem “A mercadoria será entregue por: [dados do fornecedor]”.
- O lojista envia o XML desta nota fiscal para o fornecedor, através do portal DSLite.com.br, e-mail configurado no DSLite ou integração.
- O fornecedor envia o produto diretamente para o cliente final com nota fiscal de simples remessa, mencionando a mensagem “Mercadoria entregue por conta e ordem de [dados do lojista] e [nota fiscal do lojista]”.
- O fornecedor emite nota fiscal de venda para o lojista, citando a mensagem “Mercadoria entregue com NF [dados da nota fiscal de remessa para o cliente final]”.
Portanto, no Dropshipping, o fornecedor envia diretamente o produto ao cliente final e emite a nota fiscal de remessa. O lojista emite a nota fiscal de faturamento ao cliente e também para o fornecedor, que emite a nota fiscal de venda ao lojista.