FAQ - Perguntas mais frequentes

O que acontece se o destinatário devolver o produto ?

No caso de ocorrer desistência e/ou qualquer necessidade de devolução dos produtos por parte do destinatário após o mesmo receber os produtos, a remessa de DEVOLUÇÃO DEVERÁ SER FEITA DIRETAMENTE PARA O LOJISTA, sendo que o fornecedor não poderá em aceitar a remessa de devolução de produtos diretamente do destinatário da nota fiscal de remessa. Sendo que tal aceitação não estaria amparada legalmente por questões fiscais e tributária.

O que acontece no caso de cancelamento de compra Dropshipping?

No caso de cancelamento da compra de Dropshipping após a remessa dos produtos e antes do recebimento dos produtos por parte do destinatário, o LOJISTA deverá orientar o destinatário a recusar os produtos no ato do recebimento, sendo que a DEVOLUÇÃO DA MERCADORIA DEVERÁ SER FEITA DIRETAMENTE PARA O LOJISTA e ainda para cumprir os requisitos Legais da operação, o lojista DEVERÁ EMITIR NOTA FISCAL DE ENTRADA e enviar para a transportadora proceder a devolução. O fornecedor não poderá receber os produtos em seu estoque novamente.

 

No caso de cancelamento da operação antes da remessa dos produtos, o LOJISTA deverá informar o fornecedor em tempo hábil para providenciar o cancelamento do procedimento interno de expedição.

Na venda por dropshipping, como fica a responsabilidade perante o destinatário final?

O fato de ser dropshipping não altera em nada as responsabilidades da operação, ou seja, cada envolvido permanece com o mesmo papel e responsabilidades de uma venda normal perante qualquer órgão fiscal.

O destinatário final sempre irá procurar o lojista no caso de garantia, devolução, arrependimento, atraso, etc… o destinatário final não tem contato com o fornecedor/distribuidor, assim como em uma operação de venda normal.

Obviamente o fornecedor/distribuidor fornece todo o suporte necessário e Legal perante o lojista no que diz respeito a garantias, trocas, devoluções, sempre de acordo com a política comercial já acordada entre as partes e também as determinaçòes Legais.