ITAMARCIO PEIXOTO *
Vender seus produtos sem precisar ter o estoque disponível em seu estoque. Por muito tempo este foi o sonho de muitos lojistas. Pois bem, agora já é possível.
Conhecido mundialmente como dropshipping, na Europa, assim como nos Estados Unidos, este modelo de logística já está bem consolidado e já responde por boa parte das vendas online.
Aqui no brasil, o dropshipping também já existe a muito tempo, no jargão comercial tradicional é conhecido como “venda triangular”, no ambiente fiscal é conhecido como “venda à ordem”. Os três termos trata-se da mesma operação, o nome dropshipping é apenas um nome comercial americanizado.
Você vende e o seu fornecedor entrega. O Dropshipping é uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, ele oferta e comercializa os produtos que estão no estoque do seu fornecedor. Assim que o cliente final efetua a compra, o revendedor solicita e paga ao fornecedor que fará todo o processo de embalagem e envio diretamente ao cliente final. Dessa forma, o revendedor usa o estoque dos seus fornecedores.
O dropshipping utiliza o estoque virtual do seu fornecedor e com isso fica muito fácil para os revendedores, pois eles não precisam fazer as compras, e tão pouco a logística de suas vendas através desta modalidade. O dropshipping traz aos revendedores uma grande vantagem onde eles economizam com custos de embalagens, estocagem, capital de giro com investimento em estoque e a gestão logística.
O QUE PRECISA PARA FAZER DROPSHIPPING
Primeiramente você precisa encontrar os fornecedores que fazem a logística de dropshipping aqui no brasil, mais é importante verificar se o fornecedor faz o dropshipping Legal, ou seja, se o processo de venda e entrega está totalmente em conformidade com as normas Legais e tributária.
Vejo diversos fornecedores oferecendo serviços de dropshipping pela internet, mas quando procuro entender melhor suas operações, percebo que não estão dentro das conformidades exigidas pelo fisco, seja, por falta de conhecimento sobre a exigência Legal, seja por dificuldade técnica, ou até mesmo para se adaptarem e conseguirem concorrer com outros que já estão no mercado, enfim, eu recomendo entender bem a operação do fornecedor, consultar o seu contador para não acabar correndo risco fiscal desnecessário.
Após escolher seu(s) fornecedore(s), é necessário obter acesso à sua disponibilidade de estoque e integrar com o seu sistema de gestão e/ou seu site. Uma vez feito isso, você passa utilizar o estoque do seu fornecedor como se fosse seu, em outras palavras, você transforma o seu fornecedor em seu departamento de estoque e logística.
Normalmente os fornecedores de dropshipping disponibilizam ferramentas e/ou formas para os revendedores integrarem e consultarem o estoque disponível, e também já existem parceiros especializados em fazer esta disponibilização e integração a custo baixíssimo e totalmente viável frente ao tamanho benefício que esta modalidade proporciona.
QUANTO CUSTA PARA FAZER DROPSHIPPING
Usando como base o sistema DSlite o portal do dropshipping, o lojista teria um custo mensal de R$ 150,00 para ter acesso ao estoque virtual de vários fornecedores, com período de 30 dias grátis, na modalidade pré-pago, sem plano de fidelidade.
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Acesse dslite.com.br o Portal do Dropshipping e crossdocking e veja oportunidades para sua empresa.
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Londrina-PR, 19 de novembro de 2018.
Autor: Itamarcio Peixoto