Vantagens do Dropshipping para os Fornecedores

O dropshipping tem diversas vantagens para quem possui uma loja virtual ou deseja abrir uma, mas além do lojista, esse modelo de negócio também favorece diversos fornecedores e fabricantes de produtos, para o mercado B2B (business-to-business).

Na operação do Dropshipping, temos duas pontas, a demanda gerada pelo consumidor e a oferta de produtos que o lojista disponibiliza no mercado final, tendo essa parceria de logística e fornecimento dos seus fornecedores.

Para os fornecedores, essa estratégia fortalece a relação com o lojista, e com isso ganhando mais força na oferta dos produtos para o varejo, e ambos os lados tem suas vantagens sobre o dropshipping. Para o lojista, a principal é o fato de não ter estoque, e para o fornecedor, seja uma marca fabricante ou uma distribuidora de produtos, ambos têm benefícios utilizando o dropshipping. Vejamos agora, quais são:

Principais vantagens do dropshipping para o B2B

Escalabilidade de clientes

O primeiro ponto importante para os fornecedores de produtos é o aumento do número de clientes, lojistas. Sem a necessidade da loja estocar diversos itens e fazer o processo de envio da mercadoria, isso facilita a entrada e a abertura de diversas lojas virtuais. Pois a sua principal função será a venda dos produtos.

No ano de 2020, o número de lojas virtuais cresceu muito, e para os fornecedores que desejam iniciar uma operação de dropshipping, essa digitalização é uma grande oportunidade para escalar os negócios, mas é preciso se adaptar.

Controle de estoque

Uma vez que o fornecedor passa a receber os pedidos e enviando ao cliente final, o entendimento dos produtos mais procurados pelo mercado torna-se maior. Assim, facilitando o processo interno de importação, compra e fabricação dos seus produtos, utilizando os indicadores para tomada de decisão.

Diversidade de produtos

Como foi mencionado anteriormente, um fornecedor que passa a compreender as demandas de produtos, acaba tendo uma base e informação na hora de diversificar o mix. Algumas categorias de produtos, possui uma grande variação de itens, mas nem todas são interessantes para alguns fornecedores, seja por custo ou a estocagem deles, pois a falta de informação na compreensão da demanda, afeta nas decisões. Com o dropshipping esse cenário muda, permitindo avaliar o que o mercado está procurando e quais as tendências de consumo.

Redução do tempo e custo de estocagem

Sem dúvidas, quanto mais tempo o produto fica parado no estoque o custo para armazenar aumenta, e dependendo do produto e do seu ciclo de vida no mercado, ele também perde valor. O fornecedor acaba sendo obrigado a diminuir a sua margem de lucro para liberar o estoque, mas com o dropshipping esse tempo de armazenagem diminui, dando força na velocidade da venda, diminuindo o ciclo e o tempo de estocagem.

Oportunidade para o time de vendas

A venda é o combustível de toda empresa, e por isso ter um time de vendas bem preparado e informado é essencial, mesmo com a digitalização, a equipe de vendas vai ter mais uma opção para fechar novos negócios. E por mais que o processo seja automatizado não exclui o vendedor, pelo contrário, o conhecimento sobre os produtos é único de que vende, o que faz ele tão importante.

Visibilidade e reconhecimento no mercado

Alcançando novas lojas e os seus canais de vendas, se um fornecedor que tem uma marca produtos e precisa reforçar ela no mercado e no varejo, temos aqui mais uma vantagem do dropshipping para os fornecedores. Quanto mais lojas ofertando a sua marca, mais visibilidade e mídia o produto vai ter no varejo.

Controle da Oferta

A maioria das lojas que vendem produtos por dropshipping, fazem suas integrações e cadastram suas margens de venda em percentual, de modo que quando o fornecedor altera o preço de custo do produto, já reflete automaticamente também no preço de venda. Este cenário acaba dando ao fornecedor um controle mais direto do preço final de seu produto, de modo ele pode influenciar direta e instantaneamente no preço final de venda ao consumidor.

Fidelidade dos clientes

Quando o fornecedor estabelece a venda por dropshipping como uma estratégia, o seu cliente deixa de ser um simples cliente e passa a ser também um vendedor. Essa mudança tem um enorme reflexo da fidelidade do cliente perante o fornecedor, uma vez que não é tão simples assim trocar de fornecedor de dropshipping, ainda mais em se tratando de dropshipping nacional que ainda está um tanto escasso no Brasil.

Outro ponto também que influência da fidelidade dos clientes é que o fornecedor passa a atuar como se fosse o departamento de estoque e logística do lojista, onde recebe os pedidos e providência as remessas dos produtos para os destinatários finais.

Perfil do cliente de dropshipping

  • Fidelidade aos seus fornecedores: citado no item anterior;
  • Não tem negociações de preços: os preços são definidos anteriormente e geralmente não existem negociações a cada venda;
  • O prazo de pagamento é curto: grande maioria das vendas por dropshipping utilizam a modalidade pré-pago, onde o vendedor deixa um saldo/adiantamento no fornecedor e vai consumindo conforme vai ocorrendo as vendas;
  • Pontualidade nos pagamentos: mesmo que o fornecedor opte por conceder linha de crédito para o lojista, obviamente se ocorrer atrasos nos pagamentos, as remessas de produtos serão bloqueadas, o que faz com que os pagamentos de dropshipping se tornem prioridade para os lojistas;
  • Baixo risco de inadimplência: considerando que a maioria dos pagamentos são antecipados, entende-se que o risco de inadimplência para os fornecedores é praticamente nulo o que ainda pode aliviar a carga no momento da formação de preços e tornar o produto ainda mais competitivo.

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