Vantagens de ser um fornecedor de Dropshipping

ITAMARCIO PEIXOTO *

Este artigo visa esclarecer o que é preciso para ser um fornecedor da modalidade de dropshipping e quais as vantagens para o fornecedor.

A empresa B2Lite, foi criada com a finalidade de oferecer aos lojistas, catálogos de produtos online, de fornecedores com capacidade de operar com dropshipping, oferecendo também apoio, orientação e esclarecimentos sobre esta modalidade de comércio que ainda é novidade no Brasil.
Este serviço é oferecido sem muita burocracia através do “Portal do Dropshipping e Crossdocking” no endereço https://dslite.com.br.

VANTAGENS DE SER UM FORNECEDOR DE DROPSHIPPING

1. Fidelidade dos clientes;
2. Perfil do cliente de dropshipping;
3. Multiplicação de vendedores;

FIDELIDADE DOS CLIENTES

Os lojistas que praticam dropshipping, são extremamente fiéis aos seus fornecedores, uma vez que os fornecedores são a extensão do seu estoque, a relação e o contato são praticamente diários. Depois de estabelecido o fluxo do processo de atendimento, o fornecedor passa a atuar como se fosse o departamento de logística do lojista, onde recebe os pedidos e providência as remessas dos produtos para os destinatários finais.

PERFIL DO CLIENTE DE DROPSHIPPING

O lojista que trabalha com dropshipping, normalmente possui um perfil de relacionamento com os fornecedores diferentes dos lojistas tradicionais, alguns comportamentos identificados nesta modalidade de negócios:

  • Fidelidade aos seus fornecedores, pois os fornecedores estão integrados e passam a atuar como uma extensão de sua loja;
  • Não tem negociações de preços, pois a política de preços já é pré-estabelecida para este tipo de operação;
  • O prazo de pagamento é curto, pois é comum trabalhar com fechamento de faturas mensais ou modalidade de pré-pago onde o cliente faz um depósito antecipado e vai consumindo o valor do crédito a cada remessa;
  • Pontualidade nos pagamentos, pois quando atrasam pagamentos os fornecedores normalmente “bloqueiam” suas remessas.
  • Baixo risco de inadimplência, pois os pagamentos são de curto prazo e/ou antecipados e o cliente não acumula grandes valores parcelados;

MULTIPLICAÇÃO DE VENDEDORES

O cliente/lojista passa a ser o vendedor, o fornecedor passa a atuar mais como apoio de marketing, indicando produtos e criando demanda para o cliente vender mais.
Se o fornecedor possui uma equipe de vendas de 05 a 10 vendedores que atendem cerca 300 a 600 lojistas, quando passa a oferecer e integrar a logística de dropshipping, na verdade, é como se passasse a ter uma de 300 a 600 vendedores, onde ele enviam os pedidos e o fornecedor cuida da entrega.

O QUE É PRECISO PARA SE TORNAR UM FORNECEDOR DE DROPSHIPPING.

1. Produto com perfil de internet;
2. Capacidade de fracionamento;
3. Agilidade operacional;
4. Parceiro de integração de dropshipping.

PRODUTO COM PERFIL DE INTERNET

Atualmente quando falamos em dropshipping, automaticamente nos vem à mente a venda pela internet e consequentemente nos remete a pensar que dropshipping só é feito pela internet. Isso é um equívoco, mas as facilidades do e-commerce acabaram tornando o dropshipping bem mais atrativo para este mercado do que para as outras formas de comercialização.
Então, primeiramente é necessário identificar se os produtos são comercializáveis pela internet, e caso seja, ele passa a ser alvo de dropshipping.

CAPACIDADE DE FRACIONAMENTO

O fornecedor que quer oferecer seus produtos operando com dropshipping, deve necessariamente possuir capacidade de fracionamento, ou seja, despachar produtos unitariamente conforme são vendidos para os clientes finais.
Este processo é um impedimento, mas normalmente é fácil de ser adaptado e também não precisa ser visto como um custo operacional a mais para o fornecedor, pois nesta modalidade, é aceitável pelos clientes que o fornecedor passe a cobrar por uma pequena “taxa de logística de fracionamento” que incluir embalagens, etiquetas, manuseios, etc…
Mas é importante que esta taxa seja realmente mínima, somente para cobrir os custos e não para lucrar com a taxa, pois ela não pode comprometer o lucro do lojista.

AGILIDADE OPERACIONAL

O fornecedor necessariamente deve ser ágil em sua operação interna para conseguir manter uma boa e aceitável logística de dropshipping, pois os canais de vendas dos clientes são muito exigentes quanto a este detalhe. Uma venda feita pelo Mercado Livre por exemplo, deve ser despachada em até 24 horas, sendo assim, a agilidade interna pode ser responsável por garantir a fidelidade e continuidade das operações.
Para auxiliar e garantir essa agilidade necessária nas operações de dropshipping, é fundamental que o sistema de vendas do lojista esteja conectado com o sistema de estoque e de logística do fornecedor, logo, o fornecedor deve disponibilizar estes recursos para seus clientes, caso contrário a operação de dropshipping ficará totalmente inviabilizada.
Mas isso também não é um problema para o fornecedor, pois ele pode ser solucionado com uma simples parceria com um parceiro de integração.

PARCEIRO DE INTEGRAÇÃO DROPSHIPPING

O papel de um parceiro de integração neste caso, basicamente consiste em, disponibilizar para os clientes/lojistas o catálogo de produtos e disponibilidade de estoque dos itens que o fornecedor deseja operar com dropshipping (não precisa ser a lista completa) e também captar os pedidos vendidos e inserir no sistema do fornecedor para que sejam remetidos para os destinatários finais e faturados para os clientes.
Este serviço é oferecido pela empresa B2Lite sem muita burocracia através do “Portal do Dropshipping e Crossdocking” no endereço https://dslite.com.br.
O sistema DSlite.com.br se integra com o fornecedor fazendo atualizações periódicas de estoque e disponibilizando para que os clientes possam acessar e consultar de forma online através do portal ou através de APIs de integrações. O sistema DSlite.com.br também recebe os pedidos de dropshipping de forma simplificada através do arquivo xml de faturamento para o destinatário final e insere no sistema de vendas/logística do fornecedor e depois disponibiliza o status dos pedidos para ser consultado. No entanto, é necessário analise prévia para uso e integração dos sistemas.

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Acesse dslite.com.br o Portal do Dropshipping e crossdocking e veja oportunidades para sua empresa.

Londrina-PR, 21 de outubro de 2018.

Autor: Itamarcio Peixoto

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