Como escolher uma plataforma de e-commerce para o meu negócio? Essa é uma pergunta bem tradicional e as respostas são diversas, mas existem pontos em comum que levam a escolha de uma plataforma.
O primeiro ponto é, você realmente precisa de uma plataforma de e-commerce? Acontece que antes de estruturar uma loja virtual, é necessário entender o seu objetivo. Se a sua ideia é fazer dropshipping, é possível iniciar sem uma plataforma, você pode usar um sistema ERP, um HUB ou outro integrador que conecte o seu fornecedor com os canais de marketplace, por exemplo.
Agora, se você pretende desenvolver o nome da sua loja, divulgar os seus produtos por conta própria e ter uma margem melhor vendendo no seu próprio canal, a plataforma vai ser um item muito importante no seu projeto de e-commerce.
Recursos e funcionalidades
Vamos detalhar alguns pontos importantes que fazem a diferença na hora de escolher a sua plataforma, vejamos agora os principais recursos que uma plataforma alugada ou desenvolvida, precisa ter para atender a sua loja virtual:
Capacidade de tráfego: Todo site tem uma capacidade de tráfego que ele suporta, nada mais é que a quantidade de pessoas acessando o seu site ao mesmo tempo ou durante um determinado período, algumas plataformas possui planos, e esses planos têm um limite de serviços, e a quantidade de visitas é uma delas. Ou seja, procure entender quanto de tráfego é esperado na sua loja online, uma dica bacana, é analisar o site de outros concorrentes no site do SimilarWeb, para ter uma noção.
Marketing: Uma coisa é certa, ter um negócio digital seja ele qual for, o marketing digital não pode ficar de fora da estratégia. No e-commerce não é diferente, toda plataforma tem que ter recursos e integrações e possibilitem trabalhar o marketing e as campanhas da sua loja virtual, como:
- SEO;
- Assinatura de Newsletter;
- Cupom de desconto;
- XML Google Shopping;
- Recuperação de Carrinhos Abandonados;
- Avise-me Quando Chegar;
- Recursos para Layout e outros.
Integrações: A parte de integração é tão importante para o marketing quanto para vendas, ter a possibilidade de integrar uma ferramenta de e-mail marketing para recuperar carrinhos abandonados ou mesmo conectar a sua loja com os canais de marketplace, essas e outras formas de integrações são pontos para validar se a plataforma escolhida atende ou não.
Checkout: O checkout é o ambiente que o cliente conclui o seu pedido, por isso, essa parte do processo de compra merece uma atenção maior. Entenda se é prático preencher as informações pessoais, dados do endereço e a forma de pagamento. Nada pode atrapalhar a finalização da compra do cliente. Observe se o checkout da plataforma é claro, sem muitos efeitos ou links desnecessários, se atende os principais meios de pagamentos e a segurança dos dados.
Suporte: No começo tudo é novo, por isso um suporte que oriente sobre os recursos e funções da plataforma vai contribuir no aprendizado, e que também atenda os momentos de falhas, e obviamente realizar a devida manutenção, pelo menos um suporte por e-mail ou chat é importante ter.
Responsividade: O mobile já deixou de ser novidade há muitos anos, ter um site adaptado para um tela de smartphone é meio que obrigação ter, então avalie o design responsivo da sua plataforma e veja se atende da melhor forma possível. O cliente precisa ter a melhor experiência e facilidade na hora de comprar pelo seu dispositivo móvel.
No geral, esses são os principais pontos que devemos verificar, procure entender o que você vai usar realmente e o mínimo que a sua plataforma precisa ter, existem diversos tipos de plataformas e preços variados, avalie o custo e benefício. Tudo tem o seu momento, inclusive investir em uma plataforma mais robusta.
Não tenha medo da mudança, não pense que a plataforma que você escolher hoje vai ser a mesma de sempre.
Uma operação de e-commerce tem várias etapas e algumas requerem mais investimentos e tempo dedicado, a coerência no primeiro momento é a mais recomendada na escolha da sua plataforma.