ITAMARCIO PEIXOTO *
Diariamente tenho que responder pelo menos uma pergunta semelhante a esta: Quero vender pela internet o que preciso fazer?
Este artigo é visa responder esta pergunta resumidamente em uma linguagem bem simples para os mais leigos:
Passos para montar a sua loja na internet:
- Montar um site;
- Contratar os meios de recebimentos;
- Cadastrar os produtos;
- Integrar com os marketplaces;
- Divulgar a sua loja e seus produtos.
PASSO 01: Montar um site.
Atualmente existem inúmeras plataformas de e-commerce com baixíssimo custo que podem colocar uma loja virtual completa no ar em poucas horas.
Geralmente estas plataformas possuem a solução completa e normalmente cobram por quantidade de itens que se quer ofertar (a partir de R$ 100,00/mês). Algumas das mais comuns são:
Loja Tray – https://www.tray.com.br
Mkx – https://www.mkx.com.br
WDNA – https://wdna.com.br
Loja Integrada – https://lojaintegrada.com.br
Nuvem Shop – https://www.nuvemshop.com.br
Webstore – https://www.webstore.net.br
Moovin – https://www.moovin.com.br
Virtual e-commerce – http://www.virtualecommerce.com.br
Entre outras.
PASSO 02: Contratar os meios de recebimentos
Até a algum tempo atrás, um dos problemas para vender pela internet era a contratação e configuração dos meios de pagamento, mas atualmente isso está extremamente simples, pois as plataformas mais comuns possuem integração com vários Gatwares de pagamento que fornecem solução completa para recebimentos por boleto, cartões de créditos, transferências bancárias, etc., tudo isso apenas criando uma conta online e informando um código de usuário. As mais comuns são:
PayPal – https://www.paypal.com/co/webapps/mpp/home
PayU / Bcash – https://bcash.com.br/sobre-a-payu/
Pagseguro – https://pagseguro.uol.com.br
Pagar.me – https://pagar.me
Moip – https://moip.com.br
Mercado Pago – https://www.mercadopago.com.br
PASSO 03: Cadastrar os produtos
O mais interessante do momento é o uso dos crossdocking e dos dropshipping, onde os fornecedores disponibilizam seus catálogos de produtos para que possam ser integrados diretamente nas plataformas de e-commerce e a loja já fica populada com os produtos e prontos para vender, ou seja, não é preciso cadastrar os produtos, basta apenas escolher e colocar os preços.
Esta funcionalidade não é só ótima, ela é fantástica, porque os fornecedores que disponibilizam o crossdocking, já disponibilizam os produtos com imagens, descrições, características técnicas, dimensões, pesos, enfim, tudo pronto para funcionar no e-commerce.
Alguns fornecedores que disponibilizam crossdocking que conheço são:
Hayamax – https://www.hayamax.com.br
Hayonik – https://hayonik.com
Oderço – https://www.oderco.com.br/
Aldo – http://www.aldo.com.br/
Multilaser – https://www.multilaser.com.br
Entre outros.
E agora ainda existe a figura dos integradores que vieram para facilitar as coisas e interligarem as funcionalidades entre os sistemas. Os integradores, em resumo, fazem com que os diferentes sistemas fiquem compatíveis, ou seja, eles atuam como intermediários conectando os recursos de um sistema com os recursos de outro sistema.
Exemplo: o fornecedor de produtos disponibiliza o catalogo crossdocking, mas a plataforma de e-commerce não está preparada para receber o catálogo naquele formato que está sendo disponibilizado. Neste caso, o integrador normalmente consegue ler e interpretar o catálogo em qualquer formato e transformar e integrar do jeito que a plataforma aceita.
Um integrador muito conhecido é o MINTEGRA (https://www.mintegra.com.br), que já trabalha com algumas das principais plataformas de e-commerce e também com os principais marketplaces.
PASSO 04: Integrar com os marketplaces
Se você ainda não sabe o que é Marketplace, veja os artigos (neste blog):
- O que é Marketplaces (https://54.184.75.76/2018/08/29/o-que-e-marketplace/)
- Marketplaces – prós e contras (https://54.184.75.76/2018/08/28/marketplaces-pros-e-contras/)
Para colocar os produtos de sua loja à venda nos marketplaces existem duas formas, a saber:
- a primeira, é você fazer os anúncios manualmente nos portais dos marketplaces;
- a segunda é ver se a sua plataforma de e-commerce já possui este recurso para integração com marketplaces, se não tiver, você pode procurar um integrador.
Apesar dos altos percentuais de comissões cobrados pelos marketplaces, no inicio da sua atividade na internet eu recomendo a utilização deste canal, pois a lucratividade é baixa, mas ele manter os custos de sua loja, principalmente durante o período de aprendizado que a sua loja ainda não é conhecida e ainda está vendendo muito pouco.
PASSO 05: Divulgar sua loja e seus produtos
Existem várias formas de divulgar a sua loja e seus produtos na internet, mas o principal, que traz mais visitas para a loja e não tem como deixar de fazer é o GOOGLE ADWORDS, onde você faz os anúncios e paga por clicks.
Se sua loja começar a ficar conhecida, você irá receber visitar orgânicas vinda através dos mecanismos de buscas, esta é a visita mais barata que existe, e como ela é espontânea, normalmente traz credibilidade para os visitantes, diferente dos anúncios pagos no Google Adwords.
Você também pode anunciar seus produtos em Blogs de formadores de opiniões, no Facebook, no Instagram, mas em geral, o que converte mais são os anúncios pagos no Google mesmo.
Para quem não sabe como gerenciar os anúncios no Google Adwords, recomendo procurar uma agencia especializada. Normalmente ela cobra uma porcentagem do valor gasto com os anúncios.
Após realizar estes cinco passos, certamente você chegará a mesma conclusão que eu cheguei quando comecei a conhecer o comércio eletrônico.
“A loja virtual não vende sozinha, tem que haver empenho, dedicação, foco e investimento, mesmo que baixo”.
Navegue neste blog e você encontrará mais artigos relacionados a este assunto.
Acesse dslite.com.br o Portal do Dropshipping e crossdocking e veja oportunidades para sua empresa.
Londrina-PR, 06 de outubro de 2018.
Autor: Itamarcio Peixoto