O dropshipping é um modelo de negócio bem comum no comércio eletrônico, onde o lojista vende para o consumidor final sem ter o estoque. Essa modalidade ficou muito forte com fornecedores do exterior, principalmente da China. Aqui no Brasil, muitos viram essa oportunidade para ofertar produtos diferenciados no mercado brasileiro.
O termo dropshipping foi e ainda é bastante falado, algumas versões diferentes foram surgindo, mas com a ideia central de vender sem ter estoque dentro da loja. E isso veio transformando o e-commerce, diminuindo ainda mais a barreira de entrada de novas lojas virtuais, elevando o número de novos negócios e fomentando o varejo digital.
O dropshipping nacional, o qual gostamos de chamar de dropshipping Legal, consiste em um modelo de negócio de venda triangular (cliente, lojista e fornecedor), que consiste na operação da venda e logística totalmente dentro do país, ou seja, empresas brasileiras fornecendo e fazendo a entrega dos produtos dentro do Brasil. E as lojas virtuais são responsáveis por intermediar essas vendas.
Vantagens de fazer dropshipping com fornecedores brasileiros?
Entrega rápida: o fato dos fornecedores estarem no Brasil, o prazo de entrega é mais rápido, lembrando que o produto sai direto do fornecedor para o cliente final. Diferente de quem compra na China, que tem um prazo para chegar no Brasil e ainda todo o processo de recebimento da mercadoria, que pode envolver empresas públicas na fiscalização e atrasar na entrega.
Contato: outro fator importante no dropshipping nacional, é o contato que podemos ter com os fornecedores no Brasil, com isso, agilizando as negociações e resoluções de possíveis problemas de entregas e fornecimento de produtos.
Garantia: em casos do cliente ativar a garantia de algum produto, tanto a troca como a assistência técnica, dependendo do produto, é possível ser atendido pelos fornecedores no Brasil, ganhando mais agilidade e segurança para o lojista que vende os produtos ao consumidor final.
Diversidade de produtos: com o crescimento da modalidade dropshipping no mercado brasileiro, isso despertou o interesse dos fornecedores brasileiros que só forneciam os produtos até então, e alguns passaram a fazer o dropshipping como estratégia de negócio, com isso oportunizando os lojistas e aumentando o mix de produtos das lojas virtuais.
Referência de dropshipping nacional
Um exemplo de dropshipping nacional que vem sendo sucesso no Brasil é o projeto da DSlite – o Portal do Dropshipping. O sistema foi desenvolvido com foco para atender grandes fornecedores com grandes quantidades de itens e dentro da legislação brasileira. A plataforma já possui vários fornecedores conectados de segmentos diferentes, e cada uma tem um portfólio de produtos bem diversificado. Sendo útil para quem deseja abrir uma loja virtual com variedade ou segmentar uma linha de produtos.
A DSlite, já está operando no mercado e possui vários clientes lojistas ativos, além dos fornecedores, a DSlite tem parcerias com plataformas de e-commerce, ERPs, Integradores entre outros.
A plataforma da DSlite é simples de utilizar e possui recursos que facilitam a gestão dos produtos, cadastre a sua loja virtual para ter acesso gratuito por 30 dias, acesse aqui.