ITAMARCIO PEIXOTO *
Diante de tanta tecnologia e nomenclaturas envolvida no ramo do comercio eletrônico, percebo que alguns clientes acabam perdendo o foco do seu negócio principal, que é a venda do produto.
Marketplace, plataforma e-commerce, integrador, crossdocking, dropshipping, logística, gatware de pagamento, entre outros. Se você quer vender pela internet, você precisa saber o que é tudo isso, mas nunca pode esquecer do principal: Quem é o seu fornecedor de produto, porque afinal você ganha dinheiro vendendo produto e não vendendo tecnologia e integração.
Não estou dizendo que não tenha que se preocupar com isso, pois cada um desses serviços que citei é importante para manter o seu negócio em funcionamento, mas também cada um deles já possui especialistas focados em mantê-los em funcionamento e em harmonia com o seu negócio.
Em resumo, você deve se especializar em gerir sua carteira de fornecedores de produtos, em compor os produtos dentro dos seus segmentos, em escolher o melhor canal de vendas para cada segmento de produto, e deixar o restante para os outros especialistas. É claro, você precisa conhecer um pouco de tudo para participar deste jogo, mas não pode perder o seu foco.
Eu sou responsável pelo projeto DSLite.com.br, o portal do dropshipping e crossdocking, e estou trabalhando atualmente no projeto para a disponibilização do serviço de dropshipping da Hayamax distribuidora, trata-se de um projeto aguardado com muito expectativa pelos clientes e que certamente trará grandes oportunidades de negócios para os lojistas da internet. Por isso, durante o atendimento aos clientes, tenho me deparado com situações semelhantes todos os dias, onde percebo que alguns os lojistas e-commerce querem entender por exemplo, como funciona a integração do crossdocking e dropshipping da Hayamax com a plataforma de e-commerce, por o site dele não integra direto com esse fornecedor.
No projeto DSLite, o portal do dropshipping e crossdocking, obviamente, nós explicamos o funcionamento, e orientamos os clientes, fornecemos todo o suporte necessário para o cliente utilizar as nossas APIs de integração, enfim, usufruir de tudo que o sistema DSLite oferece, mas também já tem vários sistemas, plataformas e integradores conectados e homologados com nosso sistema e que são especializados e preocupados em manter os sistemas em pleno funcionamento, porque este é o negócio deles, e este é o foco deles.
Eu entendo quando o cliente questiona: Mas eu já pago a plataforma, também já pago o integrador, e agora vou ter que pagar também o seu serviço para integração de dropshipping? Mas cada player tem o seu foco e é especializado no seu negócio, o negócio do DSLite é fornecer e disponibilizar catálogos de fornecedores integrados para crossdocking e dropshipping, ou seja, o trabalho do gerente de negócios do projeto DSLite é procurar e disponibilizar produtos de fornecedores com capacidade de operarem com dropshipping, a disponibilização para integrações com tudo que já tem no mercado é extremamente necessário, mas o foco do negócio é disponibilizar o maior número de produtos e variedades possíveis para os lojistas, ou seja, o lojista está contratando um serviço que vai fornecer produtos e logística de entrega para sua loja, sem a necessidade de investimento em estoque.
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Londrina-PR, 13 de outubro de 2018.
Autor: Itamarcio Peixoto