O e-commerce é uma dos setores que mais cresceu nos últimos anos, principalmente em tempos de crise. Além da influência do comportamento do consumidor, passando a comprar e pesquisar produtos pela internet, temos a influência do crescimento do número de lojas virtuais. Mas esse crescimento, tem algumas influências com base em alguns modelos de distribuição, que possibilitaram uma barreira de entrada mais baixa no mercado, um desses modelos é o Crossdocking.
O Crossdocking para quem não conhece, é um formato de fornecimento de produtos que consiste em um processo logístico, que busca a integração do estoque do fornecedor para a loja virtual do lojista. Com isso, a loja vende os produtos e depois realiza os pedidos de compra junto ao fornecedor, enviando o pedido apenas quando receber a mercadoria.
Normalmente, no mercado B2B o lojista precisa realizar grandes pedidos ou seguir o mínimo que o fornecedor pede para fechar o pedido. Para um lado é bom, mas para o outro nem tanto, pois isso afeta o estoque do revendedor, aumentando a quantidade de um item e tendo pouca variedade.
Vantagens do crossdocking nacional
Agora que entendemos o conceito do crossdocking e a sua aplicação, vamos explicar alguns dos principais pontos e vantagens desse processo de fornecimento:
Proximidade com o fornecedor: o crossdocking possibilita uma aproximação entre o lojista e o seu fornecedor, para o fornecedor ele tem a vantagem de conhecer melhor o seu cliente e saber o que ele procura de um fornecedor, criando uma relação onde os dois ganham. Para o lojista, ele tem a facilidade de trabalhar o portfólio de produtos do seu fornecedor, levando mais diversidade para o cliente final.
Fornecedores disponíveis para integração: vendo que uma operação de crossdocking trouxe mais clientes para alguns fornecedores, o mercado viu isso como oportunidade de negócio, com isso, algumas marcas e distribuidoras aderiram a esse processo logístico.
Integração de produtos: é muito importante destacar, que muito além de processos é preciso da tecnologia para fazer o crossdocking funcionar de verdade. A partir do momento que o mercado evoluiu, a necessidade de automatizar alguns processos também evoluiu. Hoje, para integrar os produtos do fornecedor com uma loja virtual, é possível utilizar uma plataforma que possibilita em tempo real, a atualização do estoque do fornecedor direto para a loja virtual. Essa integração é muito importante, principalmente para evitar pedidos de clientes cancelados por falta de produto. Para fazer essa integração utilize uma plataforma confiável e segura, como a DSlite, especializada em Crossdocking e Dropshipping nacional.
Marca em evidência: tanto para o fornecedor quanto para o lojista, ambos tem as suas marcas em evidência. O lojista tem a sua loja sempre com variedade de produtos para o seu cliente e o fornecedor ou a marca que utiliza do crossdocking, vai ter mais destaque no mercado B2B e os seus produtos em diversas lojas e seus respectivos canais de venda.
Negociação de preços: para finalizar, outra vantagem do crossdocking além do processo logístico, o lojista tem a possibilidade de negociar o preço com o fornecedor. Mesmo ele não negociando a compra de grandes quantidades, a negociação é possível, dependendo das políticas de cada fornecedor.