ITAMARCIO PEIXOTO *
No meu entendimento, o comércio eletrônico no Brasil vem se dividindo em apenas dois tipos de players: de um lado os que tem os produtos e a logística e do outro lado os que tem os canais de venda.
Prova disso é o fenômeno dos Marketplaces.
Cerca de 80% das vendas B2C realizadas pela internet são feitas por apenas algumas grandes vitrines, no entanto, eles apenas são comissionados pelas vendas e as empresas que possuem os produtos quase não aparecem.
Mercado Livre, B2W, CNOVA são os maiores, seguidos de outros grandes também, mas com menor expressividade no marketplace.
Se você quer vender seus produtos pela internet, você precisa montar sua estratégia de canal de vendas.
– Você pode criar o seu site e focar em fortalecer o seu nome;
– Você pode focar suas vendas através dos canais de marketplaces;
– Você pode mesclar direcionando uma parcela de vendas para cada canal.
Vamos ver os prós e os contras de cada decisão:
FOCO NO MARKETPLACES
Prós | Contras |
O seu volume de vendas aumenta rapidamente; Seu produto pode ter grande visibilidade em pouco espaço de tempo; Não tem gasto com marketing. | O percentual de comissão paga é relativamente alto; Você fica refém das políticas e regras; Risco de retenção de valores por punições; Cria dependência e não gera visitas e popularidade do seu próprio site. Pode ocorrer despesas inesperadas com repasse de ações de consumidores. |
FOCO NO SEU SITE
Prós | Contras |
Você aumenta o número de visitantes do seu site, podendo gerar novas oportunidades de vendas; Não tem pagamento de comissão; Você tem liberdade para agir com criatividade em suas promoções; Você tem total controle dos seus riscos e fluxo de caixa. | Alto investimento em marketing;
O seu volume de vendas aumenta lentamente de acordo com o nível de investimento em marketing;
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Meu conselho é que você deve ter o conhecimento e controle destes pontos fracos e fortes e fazer uma mesclagem de acordo com o tipo e o momento do seu negócio, que pode depender de sua margem de lucro, da sua necessidade de caixa, do seu volume de estoque, do seu conhecimento sobre marketing digital, enfim, é muito difícil sugerir uma proporção ideal sem conhecer de fato cada negócio e o seu objetivo de curto e de longo prazo.
Eu pessoalmente sou totalmente contra o marketplace como estratégia de longo prazo, no entanto, sei que é um “mal” necessário e pode ser utilizado com inteligência para alavancar o inicio do negócio e ir reduzindo a proporção aos poucos, na medida que o seu e-commerce vai se firmando no mercado.
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Londrina-PR, 28 de Agosto de 2018.
Autor: Itamarcio Peixoto