Entre as ferramentas que o Google já desenvolveu temos o Google Shopping, e neste artigo veremos como você pode usar essa ferramenta para aumentar as vendas do seu E-commerce.
O Google Shopping é uma espécie de vitrine de produtos que aparece na própria página do buscador, tanto na parte superior como na lateral. O cliente pode visualizar a foto do produto, o título, preço e o nome da loja, além do link que vai direto para a página do produto no seu site.
Como utilizar o Google Shopping?
Para utilizar o Google Shopping na sua loja virtual é preciso configurar o xml dos produtos da sua loja na conta do Google Merchant Center, que é a ferramenta que faz a análise e aprovação dos produtos do seu site para depois disponibilizar na plataforma do Google Ads, onde é feito todos os anúncios do Google.
Geralmente, toda plataforma de e-commerce disponibiliza um arquivo com todos os produtos disponíveis, e com esse arquivo xml você configura na sua conta do Merchant Center.
Uma vez que os produtos estão na sua conta do Google Ads, agora você já pode anunciar e criar as suas campanhas de Shopping. Dentro da sua conta, ao criar uma nova campanha escolha a opção shopping e faça a configuração do seu anúncio.
Comecei a divulgar no Shopping e agora?
Como qualquer anúncio do google é necessário um acompanhamento quase diário, estipule uma meta de ROI e vendas para ter como indicadores e validar os resultados trazidos dos anúncios.
Por exemplo, se a minha meta é um ROI de 5 e o investimento é R $2000,00 o retorno em faturamento tem que ser R $10.000, ou seja, o retorno dividido sobre o Investimento.
Ou ponto importante, acompanhe a sua concorrência e monitore os preços, quando o seu produto aparecer ao lado de outras lojas o cliente vai comparar os preços, e com isso fazer a escolha que atenda a sua expectativa de compra.
Inclua os anúncios de shopping nas campanhas de vendas do seu site, crie um grupo de anúncios com essas ofertas ou apenas aumenta o lance do CPC para ter mais destaque na vitrine do Google shopping.