ITAMARCIO PEIXOTO *
O chamado “Estoque virtual” virou moda nos últimos anos, inúmeros fornecedores disponibilizam seus catálogos de produtos e informações sobre a disponibilidade de estoque para seus revendedores, os quais podem realizar as suas vendas e depois efetuar a compra dos produtos para entregar para os seus clientes.
Esta modalidade de negócio, também conhecida como crossdocking no mercado virtual, tem muitos vantagens, mas infelizmente é inviável para toda a cadeia logística, pois demanda muito tempo de entrega para o comprado final, porque na prática, o lojista vende o produto sem tê-lo, somente depois de vendido é que ele realiza a compra, e como no Brasil o sistema de logística e transporte não é dos melhores, o destinatário final do produto acaba tendo que aguardar um longo tempo de espera quando o lojista trabalha com estoque virtual.
A partir de agora isso está mudando, mas ainda não é o sistema de transporte que está melhorando, são os fornecedores que estão se adaptando. Já existem alguns fornecedores que atuam com o dropshipping, isso é o que eu chamo de “Estoque virtual de verdade”.
No dropshipping o lojista revendedor vende o produto e envia uma solicitação de entrega para o fornecedor realizar a remessa diretamente para o destinatário final do produto. Dessa forma, o lojista, de fato, utiliza o estoque do seu fornecedor e o produto nem passa pelo estabelecimento do lojista.
Com isso, há um grande atalho na cadeia logística, compensando as dificuldades do sistema de transporte brasileiro. E todos saem ganhando.
No entanto, embora esta modalidade já é realidade aqui no brasil, ainda existem dificuldades e restrições que ainda restringem este tipo de negócio a poucos fornecedores mais estruturados e com capacidade logística para disponibilizar o dropshipping e efetuar a entrega fracionada.
Estou em um projeto em parceria com a Hayamax distribuidora de produtos eletrônicos, que está disponibilizando a modalidade de dropshipping neste mês de novembro/19 e já está com “filas” de clientes aguardando a novidade.
Através da parceria com o sistema DSlite.com.br, o Portal do Dropshipping, a Hayamax está disponibilizando o “Estoque virtual de verdade” para seus clientes, onde através da disponibilização e integração do sistema de crossdocking e dropshipping a Hayamax passa a ser uma espécie de extensão do departamento de estoque e logística de seus clientes. E obviamente, atendendo todos os requisitos fiscais e tributários exigidos.
Navegue neste blog e você encontrará mais artigos relacionados a este assunto.
Acesse dslite.com.br o Portal do Dropshipping e crossdocking e veja oportunidades para sua empresa.
Visite também as “FAQ – Dúvidas Frequentes” sobre dropshipping e crossdocking.
Londrina-PR, 25 de outubro de 2018.
Autor: Itamarcio Peixoto