Criatividade

ITAMARCIO PEIXOTO *

Se você quer ser criativo, o problema não é seu!

Estava sem criatividade para pensar no próximo artigo e então decidi escrever sobre a criatividade.

Você sabe por que os executivos e diretores têm grandes idéias? Porque não pensam em detalhes, apenas nos resultados, enquanto os níveis táticos e operacionais tem excelentes idéias, mas ao mesmo tempo já enxergam as dificuldades para colocá-las em prática.

Não pensar nos detalhes e/ou nas dificuldades para viabilizar uma idéia pode ser o grande segredo para se ter grandes idéias.

Dificuldades reais bloqueiam a mente para ser criativa. A sacada é separar as coisas, na hora da idéia, é só a idéia, e na hora dos problemas, aí tem que entrar no campo técnico e analítico, aliás, a técnica do brainstorming é baseado neste princípio.

A pessoa não precisa ter nascida criativa, ela pode ser estimulada a isso.  Isso pode ser comprovado facilmente através de uma criança, que pode ser estimulada muito mais facilmente que nós adultos. Se você acha que não é criativo, ainda há esperança.

É possível produzir criatividade em uma pessoa? Sim, e digo mais, para mim a criatividade está nas coisas mais simples, criatividade me lembra simplicidade.

Algumas dicas que podem contribuir para se ter idéias criativas:

– Dominar o assunto, então, estude, pesquise tudo que puder sobre o assunto;

– O ócio contribui para a criatividade, quantas vezes você já chegou no trabalho com uma boa idéia ou uma solução para o problema do dia anterior?

– A criatividade não tem relação com a formação acadêmica do indivíduo, mas tem a ver com a experiência de vida de cada um.

Existem várias técnicas já conhecidas e a maioria delas parte do principio que o individuo deve ser estimulado a ser criativo. As técnicas citadas abaixo podem ser pesquisadas vistas em detalhes no portal CMC Comunicação & Comportamento:

› Pensamento criativo
› Para desenvolver a criatividade nas crianças
› Criatividade máxima
› 7 x 7
› Comparações e metáforas
› Associação de idéias
› Inversão dos pressupostos
› Listagem de atributos
› Brainstorm
› Brainwriting
› Intuição inconsciente
› Delphi
› Descontinuidade
› Desenhos
› Divagação
› Relação forçada
› Gordon/Litlle
› Opiniões externas
› Dois hemisférios cerebrais
› Mapa mental
› Construção de cenários

Não esqueça: Você é o que você faz!

Londrina-PR, 30 de Julho de 2018.

Autor: Itamarcio Peixoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.
× Posso Ajudar?