Compartilhe seu conhecimento e libere espaço para crescer

ITAMARCIO PEIXOTO *

Monopólio de informação não é sinônimo de empregabilidade.

 

Quem monopoliza informação não é bem visto pelo patrão.

Acredito que nenhum patrão, gerente ou supervisor se sente confortável quando se torna refém de um único colaborador, ou seja, com processos que só dependem de você. E posso garantir, se seu chefe não está confortável com você, você tem um problema para resolver, mas não é o fim do mundo, ele pode facilmente ser resolvido com uma conversa franca e transparente.

E não é só a questão de deixar ou não seu chefe confortável, imagine uma situação onde alguém da sua equipe será promovido, se você é o único que sabe a sua tarefa, provavelmente não será você, afinal você é indispensável na função atual.

Pois então, libere espaço e tempo para você crescer, quando você passa seu conhecimento para os colegas, você está criando oportunidades para você mesmo.

É claro que a transferência e/ou compartilhamento de conhecimento profissional não deve ser simplesmente disseminado para todos e/ou todo o tempo. Preparar um colega para te substituir é uma tarefa que devem ter o conhecimento e consentimento de seu superior. Aliás, eu acredito que todo bom colaborador deve ter um substituto preparado, assim como todo bom gerente deve ter um substituto para cada colaborador. Veja bem, isso não significa que a empresa tenha que ter o dobro de colaboradores, e sim uma eventual rotatividade de funções que permita alguma flexibilidade para o gestor, mas isso é assunto para outro artigo.

E tem mais, conhecimento é a única coisa que se soma quando se troca. Se você tem uma informação e seu colega tem outra, quando vocês trocam os conhecimentos, os dois ficam com duas informações.

Portanto, revise sua rotina e verifique se você faz monopólio de algum conhecimento. Mantenha anotações de suas rotinas e tarefas, pois isso facilitará quando você for transferir sua tarefa para outro colega.

Não esqueça: Tudo se resume atitude.

Londrina-PR, 14 de Agosto de 2018.

Autor: Itamarcio Peixoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.
× Posso Ajudar?