ITAMARCIO PEIXOTO *
Você sabe o que significa “calda longa” no mundo do marketing? Vou resumir (grosseiramente) em pouquíssimas palavras por que este não é o foco do artigo.
Calda longa pode ser entendido como a estratégia de aumentar a quantidade de produtos ofertados, mesmo sabendo que são produtos de menor demanda, pois também são produtos de menor oferta e consequentemente menor concorrência e maior oportunidade para agregar valor à sua loja e maior margem de lucro.
Bom, os mais atentos já devem ter captado a relação entre a “calda longa” e o dropshipping.
Acredito que o dropshipping veio para consolidar e porque não dizer, tirar a “prova real” sobre a eficácia da calda longa.
Do ponto de vista do lojista revendedor, tanto para as lojas físicas como para as lojas virtuais, a maneira mais fácil e barata de aumentar a quantidade de produtos ofertados é utilizando o dropshipping.
O lojista deve focar o seu esforço financeiro em estoque dos produtos de maior demanda e que já faz parte de seu catalogo e já tem o seu giro conhecido. Sempre que o lojista resolve expandir o seu mix de produtos, ele necessita de um investimento extra no estoque, e é muito comum acabar tendo que “queimar” parte dos itens que não giraram na primeira compra e filtrar os itens que irão permanecer dali em diante.
Este ciclo se repete todas as vezes que o lojista deseja expandir um pouco mais o seu negócio, e isso acaba consumindo parte dos lucros repetidas vezes.
Como pouquíssimos fornecedores atuam com o já conhecido produtos em consignação, agora chegou a vez do recém-nascido dropshipping.
Com a estratégia do dropshipping, o lojista pode experimentar todo o mix de produto do fornecedor, ofertando através de catalogo, seja em loja fica ou em loja virtual, e na medida que o lojista vai conhecendo os produtos mais procurados, já pode ser mais assertivo em seu investimento em estoque.
É claro que operar com o dropshipping ainda tem as suas dificuldades, mas levando em conta a relação custo x benefício, ele é, sem dúvida, uma ótima oportunidade para experimentar e aprender sobre novos segmentos e economizar tempo e dinheiro com logística, estoque, embalagens, espaço físico, etc.
Imagina você que é dono ou gerencia uma pequena loja virtual de informática e revende vários tipos de acessórios e gostaria de expandir o seu segmento para a linha de games que neste momento está em grande ascensão. Quanto você teria que investir inicialmente na compra de alguns modelos de cadeiras games, mesas games, gabinetes, fontes e diversos outros acessórios deste segmento. Se você conhece um pouquinho deste segmento, já fez a conta e sabe que terá uma compra inicial de pelo menos 5 a 10 mil reais, sem contar o espaço físico para armazenar e manusear os produtos, e posteriormente, nas próximas compras irá ficar repondo os produtos vendidos e “queimar” os que não giraram.
Agora com a estratégia do dropshipping, você poderá ter acesso ao estoque virtual de todo o segmento, de um ou mais fornecedores, podendo ainda focar seus esforços nas vendas, sem se preocupar com a estocagem, manuseio e logística, e depois de algum tempo, você naturalmente já saberá em quais itens deve investir em estoque para obter alguma vantagem comercial e/ou negocial com os fornecedores.
Com o Dropshipping, o lojista vende e o fornecedor entrega.
Não é recomendável que o lojista substitua a compra normal pelo dropshipping. É recomendado utilizar o dropshipping para gerar novas oportunidades de venda, com itens de maior incerteza e não comprados habitualmente, principalmente itens com maior valor agregado.
O mundo dos negócios está em uma evolução constante, se você está inserido nele, recomendo que não seja o último, procure fornecedores com capacidade adequada para esta nova onda e saia na frente.
Vários fornecedores já estão de adaptando e iniciando seus processos internos para fazer a logística fracionada.
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Londrina-PR, 12 de Setembro de 2018.
Autor: Itamarcio Peixoto