ITAMARCIO PEIXOTO *
Este artigo destina-se aos pequenos empreendedores que queiram iniciar um negócio com pouquíssimo investimento e com possibilidade de expansão no curto prazo.
Assim como nos demais artigos que escrevo, vou fazer um pequeno resumo em forma de roteiro e o leitor que se identificar com o perfil e quiser saber mais sobre assunto, poderá continuar sua pesquisa e colher mais detalhes para tomar sua decisão.
O NEGÓCIO
Vender pela internet utilizando os marketplaces em parceria com fornecedores na modalidade de dropshipping.
Para os mais leigos: Consultar a disponibilidade de estoque do fornecedor e anunciar os produtos nos principais portais de vendas, exemplo: Americanas.com, Submarino, Mercado Livre, etc… e quando vender, encaminhar o solicitação para o fornecedor entregar diretamente para o destinatário final, ou seja, não precisa comprar os produtos antes de vendê-los.
O interessante é que atualmente é possível fazer estes anúncios de forma integrada e automática, podendo anunciar milhares de produtos ao mesmo tempo sem precisar de cadastrar imagens, descrições, etc.
INVESTIMENTO INICIAL
Para trabalhar nesta modalidade de negócio, é necessário criar uma empresa formal, ou seja, CNPJ, Inscrição Estadual, Certificado digital, Emissão de nota fiscal eletrônica, etc…
Além da formalização da empresa, é necessário ter uma estrutura mínima de software para cadastro de produtos, integração dos produtos dos fornecedores diretamente com o marketplaces, emissão de notas fiscais, controle de contas a pagar e a receber, etc…
Recomendo isso, por ser um custo baixo, mas já com escalabilidade para o crescimento e expansão do negócio.
Segue abaixo os valores estimados para um projeto na região de Londrina/PR, sendo que dependendo da região estes valores irão variar, mas não de forma relevante.
FORMALIZAÇÃO DA EMPRESA
Contador: A maioria dos contadores não cobram pelo serviço de abertura da empresa, apenas as taxas Legais que serão em torno de R$ 250,00 e depois o valor dos honorários mensais em torno de R$ 300,00 por mês. Na região de Londrina/PR eu recomendo a Futurus Contabilidade. Fone: (43) 3321-9136 (http://www.futuruscontabil.com.br).
Endereço físico: Para obter inscrição estadual é necessário ter endereço físico em local autorizado dependendo do tipo de produto a ser comercializado, embora na modalidade de dropshipping não irá circular o produto pela sua empresa, eventualmente será necessário algum manuseio de produto em função de devolução ou troca de produtos. Para quem não quer ou não pode utilizar o endereço próprio, eu recomendo aluguel de box storage que já existem em várias cidades (são empresas que alugam espaços físicos e já com a permissão para abertura de endereço fiscal) e é ideal para este tipo de negócio. O custo mínimo é em torno de R$ 400,00 a R$ 500,00 por mês, já incluindo incluído uma estrutura básica de segurança, recepção e monitoramento eletrônicos, etc…
(fonte: https://www.superbox.net.br)
ESTRUTURA MÍNIMA DE GESTÃO
Gestão da empresa: Utilizar um software online com custo mensal de R$ 50,00 por mês, recomendo o Bling (www.bling.com.br);
Dropshipping: Utilizar um parceiro fornecedor de catálogo online de fornecedor de dropshipping, o custo é de R$ 150,00 por mês para acima de 5 mil itens, recomendo o DSLite (www.dslite.com.br);
Integrador: Contratar um integrador que irá conectar o fornecedor de dropshipping e integrar com os canais de vendas, o custo de R$ 100,00 a R$ 300,00 por mês, eu recomento o Mintegra (www.mintegra.com.br);
Com estes 03 softwares totalmente integrados, terá toda a gestão financeira, vendas, estoque da empresa, com custo mensal de R$ 400,00 por mês e sem custo de investimento inicial e sem contrato de fidelidade.
Outros gastos: Telefones que pode variar dependendo do nível de atividades realizados.
RESUMO DOS GASTOS
- Fixo/mensal: (não depende do nível de atividade da empresa).
- Aluguel: R$ 400,00 (se não puder usar o endereço próprio)
- Honorários: R$ 300,00
- Software: R$ 400,00
- Total: R$ 1.110,00 (ou R$ 700,00 sem o aluguel)
- Gastos mensais variáveis: (de acordo com o nível de atividades realizadas).
- Telefone, internet, outros;
- Impostos e taxas sobre faturamento.
EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO
Esta estrutura sugerida acima é a mínima necessário para um negócio estruturado e já será suficiente para suportar o negócio com um bom faturamento, mas com o crescimento da empresa, não é necessário refazer a estrutura, podendo apenas aumentar os planos com os parceiros contratados.
Com relação à expectativa de crescimento, irá depender somente do empenho e dedicação aplicado na gestão das vendas, pois o trabalho com dropshipping disponibiliza milhares de produtos em estoque para anunciar nos canais de vendas, e a escolha dos produtos e o preço anunciado são fundamentais para o sucesso.
O volume de vendas neste tipo de negócio é totalmente imprevisível, não tenho nem como citar um exemplo, pois depende totalmente da dedicação e expertise do empreendedor. Pode ser 10 a 20 mil reais por mês ou de 200 a 300 mil reais por mês dependendo das oportunidades aproveitadas.
Recomendo que se tenha contato diário com o fornecedor, obtendo de primeira mão as promoções diárias que normalmente ocorrem, e repassando e impulsionando nos canais de vendas, ou seja, manter o relacionamento diário e constante com o seu fornecedor pode fazer muita diferença neste negócio.
O trabalho deve ser estruturado e com rotinas diárias, exemplo:
- Ver as promoções disponíveis do fornecedor;
- Revisar os anúncios;
- Faturar os pedidos;
- Acompanhar as entregas;
- Acompanhar a reputação nos canais de vendas;
- Atendimento ao cliente;
- Entre outras;
- Enfim, se foi criado uma empresa, deve ser administrado como uma empresa.
Se o nível de vendas aumentar, as atividades aumentam também, e se aumentar muito, aí será o melhor dos problemas, pois terá que contratar um funcionário para ajudar nas atividades diárias, pois sua empresa está crescendo.
Todos os valores citados acimas foram tomados como base a cidade de Londrina/PR.
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Londrina-PR, 05 de novembro de 2018.
Autor: Itamarcio Peixoto