O ano de 2020 vai ficar marcado na história por conta da pandemia, muitos fatos e transformações ocorreram na sociedade e também no varejo, mudando e influenciando o comportamento de consumo de diversos produtos.
Essas mudanças impactaram a forma de vender de diversos negócios, obrigando quem tinha um negócio físico migrar ou utilizar o comércio eletrônico para continuar faturando. E isso se comprovou ao longo do ano, com as notícias dizendo que o varejo digital cresceu, e a expansão do e-commerce no país batendo recordes.
Com essa expansão, muitos lojistas passaram a conhecer o dropshipping como uma estratégia de vendas, agregando novas oportunidades e variedades de produtos para compor o mix de suas lojas.
Afinal, o que é um dropshipping?
Caso você, que está lendo este artigo e ainda não sabe o que é e como funciona o dropshipping, fique tranquilo. Vamos explicar a seguir o que é essa modalidade:
Também conhecido como Venda à Ordem ou Operação de venda triangular, o dropshipping é uma estratégia que o lojista utiliza para vender produtos de fornecedores sem ter estoque na sua loja, isso mesmo, sem estocar o produto. Funciona da seguinte forma:
1° A sua loja vende o produto para o cliente final e realiza o faturamento
2° Você informa o seu fornecedor (alinhando a parte comercial, notas e etiquetas de envio)
3° Por fim, o fornecedor com todas as informações alinhadas, faz o envio diretamente do seu próprio estoque para o teu cliente final.
Essa operação, chama-se dropshipping, permitindo ao lojista a economia de tempo, dinheiro, espaço físico e elevando os seus ganhos.
Black Friday 2020
Estamos a poucos dias para a Black Friday 2020, evento que vai acontecer no dia 27 de novembro, que tradicionalmente acontece na última sexta-feira do mês. Sendo uma das datas mais esperadas do ano pelo varejo e diversas lojas online, pois representa uma grande oportunidade de faturamento em pouco tempo. Com isso os consumidores estão preparados para receber as ofertas e estão mais direcionados para decisão de suas compras.
Dropshipping e Black Friday
Temos até aqui, uma estratégia de negócio e uma das melhores campanhas do ano para o varejo físico e online, que movimenta diversos canais de vendas e todo o seus segmentos.
Essa combinação, bem trabalhada e orquestrada pode trazer grandes resultados. Um detalhe importante que vamos destacar, são alguns processos que precisam ser revisados, pois o comportamento do consumidor e do varejo é um pouco diferente de outras campanhas. Vamos listar algumas delas:
Integrações de sistemas: fique atento com as plataformas, revise o funcionamento delas para não ter vendas indesejadas ou a perda delas;
Preços: por conta de práticas abusivas em campanhas passadas de black friday, prejudicando e até enganando os consumidores, o mercado e suas organizações criaram algumas regras para proteger o consumidor, como a trava de preços em alguns dias ou semanas antes do evento. Assim, evitando o famoso “tudo pela metade do dobro”, por isso, valide com os canais de vendas quais são as regras, como é o caso dos Marketplace, fique atento às orientações de cada um;
Prazo de expedição: mais um ponto importante, reveja os prazos de expedição, atualize o tempo informado nos canais de vendas, alinhe com o seu fornecedor e revise os processos do dropshipping;
Tráfego de dados: Se você tem um site próprio para vender os seus produtos, fique atento com a capacidade do seu servidor, é comum em campanhas de black friday com o excesso de acessos causar lentidão e até mesmo a queda do site. Por isso, é importante revisar a capacidade dos servidores, assim você não perde vendas e não gera um incômodo com o cliente no momento da compra;
Atendimento: também no caso de você ter uma loja própria, e ter um time de atendimento ao cliente, faça uma revisão do número de pessoas disponíveis para atender os clientes durante a black friday, alguns casos, as lojas de e-commerce estendem o seu horário de trabalho para suportar a alta demanda.
Agora que entendemos como o dropshipping e a black friday podem ser uma ótima combinação, e também os principais pontos de atenção para revisar e se preparar, é hora de agir e trabalhar bastante.
Se você não sabe como encontrar bons fornecedores, que realiza uma boa operação de dropshipping, acesse aqui para saber mais.