ITAMARCIO PEIXOTO *
O consumidor está mudando a forma de comprar, então, mude a forma de vender.
O mundo está mudando.
Alguns dizem que está evoluindo, outros dizem que está regredindo, mas ninguém nega que está mudando.
As pessoas mudam para se adaptarem ao mundo? Ou o mundo se adapta às mudanças das pessoas?
Na verdade, temos que entender a evolução como um ciclo sem fim e que pode ser mais rápido ou menos rápido dependendo das circunstâncias e dos envolvidos.
Eu poderia citar aqui a evolução da medicina, a evolução da tecnologia e várias outras áreas em constante evolução, mas o motivo deste artigo é a evolução do comércio.
Em razão das novas tecnologias disponíveis, os consumidores mudam a forma de comprar e consequentemente os comerciantes vão de adaptando e vão alterando a forma de vender.
Se você tem um comércio, você tem que se adaptar. Quem não acompanhar o ciclo da evolução acaba saindo do mercado.
O comercio tradicional certamente nunca vai acabar, mas certamente já diminuiu e ainda vai diminuir ainda mais, dando lugar para o comércio eletrônico (e-commerce). Eu sou um exemplo real dessa mudança, porque eu compro praticamente tudo pela internet e conheço varias pessoas com o perfil igual ou ainda mais tecnológico que eu, ou seja, continuamos consumindo e cada vez mais, no entanto, estamos comprando de forma diferente e em locais diferentes e os lojistas que não estão oferecendo seus produtos nestes novos locais, estão deixando de vender e dando lugar para outros que já se adaptaram.
Como tudo é um ciclo de adaptações, os comerciantes também acabam tendo novas necessidades de compras e necessidade de adaptações por parte dos seus fornecedores. Neste cenário, tem surgido varias novidades e uma constante evolução, como detalhado no artigo “A evolução da cadeia de suprimentos” já publicado neste mesmo canal.
Quem está no ramo já está se familiarizando com os termos, marketplace, crossdocking, dropshipping, estoque virtual, venda triangular, venda e remessa à ordem, entre outros, enfim, são termos técnicos que resumem as novas estratégias de vendas a distância.
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Londrina-PR, 02 de Agosto de 2018.
Autor: Itamarcio Peixoto