A evolução da cadeia de suprimentos

ITAMARCIO PEIXOTO *

Consignação ===>  Crossdocking ===> Dropshipping

 

No passado a estratégia das empresas para aumentar o seu mix de produtos sem ter que investir em estoque era adquirir produtos em consignação.

 

Esta estratégia era e ainda é boa para o lojista, no entanto, é um grande sacrifício para os fornecedores pois eles acabam tendo que reservar os produtos para o lojista por um longo tempo e corre o risco da devolução dos produtos por não haver vendas. Imagine o fornecedor trabalhar com esta prática para centenas de clientes e imagine o valor do capital que ele tem que deixar parado aguardando se haverá ou não devolução para seu estoque novamente. Havendo a devolução o fornecedor acaba ficando com prejuízo ao longo do tempo.

 

Há alguns anos atrás, surgiu o crossdocking, que passou a ser uma revolução, principalmente para os lojistas que vendem pela internet. Vejo o crossdocking como uma evolução do processo de consignação, no qual os fornecedores podem disponibilizar o mesmo estoque para vários lojistas ao mesmo tempo, e estes podem oferece-los para venda e somente após vender, eles realizam compra do produto para entregar para seus clientes, que em geral são consumidores finais.

 

O crossdocking foi uma grande evolução e permitiu que muitos lojistas passassem a utilizar dessa estratégia para aumentar suas vendas e seu mix de produtos, e também permitiu que os fornecedores passassem a disponibilizar seus estoques para um maior número de lojistas efetuarem vendas, enfim, o crossdocking foi uma excelente ideia que deu certo e ainda vem crescendo muito.

 

Agora chegamos na era do dropshipping, que é uma evolução do crossdocking, onde os fornecedores disponibilizam a consulta de seus estoques para os lojistas eles efetuarem as respectivas vendas e os fornecedores entregam diretamente aos clientes dos lojistas, que na grande maioria são consumidores finais.

 

Com o dropshipping ficou muito fácil para os lojistas, pois eles não precisam fazer as compras, e tão pouco a logística de suas vendas através desta modalidade. O dropshipping traz aos lojistas uma grande vantagem onde eles economizam com custos de embalagens, estocagem, capital de giro com investimento em estoque e a gestão logística.

 

Atualmente o dropshipping fornece inúmeras vantagens para os lojistas, no entanto, ainda é uma dificuldade para os fornecedores pois eles precisam estar aptos a fazer a logística fracionadas, sendo que este tipo de logística, em geral custa mais caro do que a logística normal de embalagens fechada. Mesmo assim, ainda é atrativo e vantajoso para os fornecedores, pois eles podem disponibilizar o mesmo estoque para um grande número de lojistas, principalmente para os e-commerces.

 

Certamente nos próximos anos a prática de dropshipping vai evoluir muito e se tornar ainda mais atrativo para os fornecedores, e os que estiverem preparados para fazer a logística fracionada irão se destacar entre os demais.

 

Já existem alguns fornecedores que estão praticando esta modalidade e disponibilizando todo seu catálogo de produtos para os revendedores através do dropshipping, e eu não tenho dúvida que isso certamente será o grande negócio para as vendas pela internet em um futuro próximo, assim como está sendo o marketplace no momento.

 

Já existem empresas se especializando em integrações para atender esta demanda e cuidando do processo tecnológico onde possibilitam a integração do catálogo dos fornecedores com os lojistas através de APIs de integração, ou mesmo por consulta através de portal da internet. Este tipo de serviço de integração em geral custa muito barato tanto para o fornecedor quanto para os lojistas e geram enormes oportunidades de vendas e ganhos para ambos os lados.

 

Estas informações podem, por exemplo, ser consultadas através do site dslite.com.br – o portal do dropshipping, que foi criado exatamente para esta finalidade, ou seja, integrar um fornecedor com capacidade de logística fracionada com seus clientes para executarem a prática da logística por dropshipping.

 

Uma grande vantagem que vejo também no dropshipping é que ele pode ser utilizado também para as lojas físicas, que na verdade é uma evolução da antiga venda por catálogo, onde o vendedor mostra os produtos através de um catálogo com fotos, descrições e preços e pode fazer a venda, efetuar o faturamento, receber pelo produto e através de uma comunicação direta com seu fornecedor encaminhará a ordem de remessa do produto, que o fará diretamente para o consumidor que efetuou a compra. O sistema dslite.com.br – portal do dropshipping também disponibiliza este serviço para os lojistas físicos.

 

Enfim, no meu entendimento há uma linha de evolução bem clara no mercado de vendas, considerando toda a cadeia logística, onde começou com o produto consignado, evoluiu para o crossdocking agora estamos na fase do dropshipping, que provavelmente irá durar por vários anos até que evolua para a venda direta do fabricante importador para o consumidor final, mas para isso ainda existe muitas barreiras a serem quebradas, embora esta também já faz parte de algumas cadeias de suprimentos. Sendo que neste momento e nos próximos anos, o que vai se sobressair no mercado é a utilização do dropshipping.

 

Acesse dslite.com.br o Portal do Dropshipping e Crossdocking e veja oportunidades para sua empresa.

Londrina-PR, 30 de Julho de 2018.

Autor: Itamarcio Peixoto

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